sábado, 17 de julho de 2010

A CAMINHO DA SAÚDE.


AROMATERAPIA I
OEP – Óleo Essencial Puro
Óleos essenciais são compostos voláteis extraídos das plantas por processos de destilação, compressão de cascas e nozes, assim como extração por solventes. Os óleos essenciais têm uma função terapêutica porque, apesar da aparente simplicidade, são constituídos por substâncias químicas poderosas como antibióticos e anti-sépticos.

Como Utilizar
Ao usar pela primeira vez, convém fazer um teste para verificar se a utilização deste provoca reação alérgica: misture uma gota do óleo que vai usar, numa colher de café, com Óleo de Amêndoas Doces e esfregue na dobra do cotovelo. Se a pele avermelhar em 24 horas, significa que se é sensível ao produto e não se deve usá-lo. Raramente isso acontece.

MASSAGENS - Para formular uma porção suficiente e usar, adicione 2 ou 3 gotas de óleo essencial para cada colher (sopa) de base de óleo vegetal. Se for guardar utilize de 45-65 gotas de óleo essencial em cada 100 ml de óleo vegetal a sua escolha e use um frasco âmbar. Os óleos vegetais podem ser usados conforme abaixo:
Óleos finos para absorção de óleos essenciais na massagem: babaçu, côco da Bahia, girassol, algodão, canola, semente de uva, germe de trigo.
Óleos bons para deslizamento, hidratantes e anti-estrias: castanha do Pará, amêndoas, maracujá, abacate, gergelim, andiroba, azeite extra-virgem.
Óleos ricos em vitamina E e regeneradores: semente de uva, germe de trigo, azeite extra-virgem.
Óleos com propriedades extras: côco e babaçu (imuno-estimulantes e antivirais) / buriti e palma (bronzeadores) / andiroba e neem (repelentes e antiinflamatórios).

COMPRESSAS - Coloque de 5 a 10 gotas de óleo essencial num recipiente com água morna; embeba uma toalha nesta mistura e aplique sobre a área afetada. Repita de forma a manter a área sempre coberta e aquecida.

BANHOS - Adicione de 4 a 8 gotas de óleo essencial numa banheira de água morna. Em caso de peles sensíveis, dilua as essências numa colher (chá) de óleo vegetal. Use de 3 a 5 gotas em escalda-pés ou banho de emersão.

INALAÇÕES - Adicione de 5 a 6 gotas de óleo essencial num recipiente com água fervente. Coloque uma toalha cobrindo a cabeça e o recipiente e inale o vapor durante alguns minutos. A alternativa é colocar de 3 a 4 gotas num lenço e cheirá-lo rapidamente.

AROMATIZAÇÃO - Adicione algumas gotas de óleo essencial a um borrifador com água. Em aromatizadores com vela, coloque uma colher (sopa) de água morna com algumas gotas do óleo. Para manter o nível da água, complete com água morna.

ATENÇÃO:
O óleo essencial, para não irritar a pele, deve ser misturado a uma base oleosa, como o óleo de amêndoas doces.

Se estiver grávida ou se está a planejar uma gravidez, não use os óleos sem os conselhos de um médico e/ou aromaterapeuta qualificado.
Os óleos essenciais são inflamáveis, são para uso externo e só devem ser ingeridos com supervisão de um médico e/ou aromaterapeuta qualificado.

Feche sempre bem as tampas dos frascos (pois os óleos evaporam-se) e guarde-os num local fresco, preservando-os da incidência direta dos raios solares, outras fontes de luz e radiadores.

Mantenha os óleos essenciais fora do alcance das crianças, assim como de animais domésticos.

O uso cuidadoso destas substâncias é imperativo, optando-se sempre por um excesso de zelo e nunca pelo contrário. Não usar em casos de hipertensão e epilepsia.

Se quiser mais informações visite o endereço:
http://www.orientacoesmedicas.com.br/medicinaalternativa.asp
ou faça sua pergunta através do e-mail: ailsonjosepw@bol.com.br ou no comentário dessa postagem.

Um comentário:

selma disse...

A materia está muito boa.