Estamparia


Os fenícios produziram os primeiros tecidos estampados, usando o método de estamparia em blocos e a tecelagem trabalhada em fios de diversas cores formando estampas muito apreciadas pelo mercado. Outro método usado era o stencil, em diferentes estamparias, além de bordados em cores ricas e vibrantes. Na verdade, tecidos estampados apenas passaram a ser utilizados na Europa após o século XVII.

 Sublimação:
É um processo que pode ser feito sobre uma peça pronta, dando efeitos inusitados.
A estampa que será transferida é criada, após o preparo de uma matriz. Após impresso, o papel que contém a estampa será transferido para um tecido, através de uma prensa térmica. A tinta especial do papel é ativada pelo calor da prensa térmica, transformando-se em um gás, que se funde ao tecido. Devem ser tecidos sintéticos, preferencialmente feitos com poliéster.


 TOQUE ZERO: Usa uma tinta para tecido a base de água. Seu efeito é de uma estampa com aspecto mais claro, lavadinho. A grande quantidade de água na composição dessa tinta proporciona um toque imperceptível na estampa. A intenção dessa técnica é dar leveza a peça mesmo que ela seja totalmente estampada. O resultado final não é sentido no tato, ou seja, ao passar a mão sobre a estampa você não a sente.

Transfer: O Transfer é um processo em que a arte desenvolvida é espelhada e impressa num papel especial. Normalmente, esta transferência é feita a quente, a partir de uma pequena prensa a uma determinada temperatura e a imagem é transferida ao tecido no final do processo. Os papéis Transfer podem ser comprados prontos já com desenhos específicos ou criados por um software de imagens num computador e impressa por uma máquina específica em um papel especial. A vantagem é que pode se fazer apenas Uma camiseta com baixo custo, transferindo fotos e fidelizando um desenho com vários efeitos.