terça-feira, 16 de março de 2010

Continuando é possível dizer, como o célebre físico David Bohm(1917-1992) afirma, que “toda a matéria é luz congelada”? As visões dos sábios videntes do passado talvez não sejam tão diferentes das descobertas científicas atuais. Encontramo-nos em uma era de descoberta científica progressiva, e a brecha existente entre o conhecimento científico e o conhecer “intuitivo” aos poucos vai se fechando.

E disse Deus: Haja luz. E houve luz.
E viu Deus que era boa a luz;
E fez Deus separação entre a luz e as trevas.
Gênesis C1.V3,4

A idéia da luz como uma parte essencial de toda a vida e criação se mostrou patente desde o início dos tempos. A luz solar, nossa maior fonte e geradora de luz, calor e energia, não apenas mantém a vida na Terra, mas mantém a própria Terra. Não só fornecer as plantas com a energia para fotossíntese, que por sua vez mantêm as vidas de todos os animais e seres humanos, mas também é a fonte de muito do nosso conhecimento, uma vez que a maior parte do nosso aprendizado se dá por meio de nossos olhos.

São os olhos a lâmpada do corpo.
Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso;
Se, porém, os teus olhos forem ruins, todo o teu corpo estará em trevas.
Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão!
Mateus C6.V22,23

A luz solar é composta de uma série de energias transmitidas à Terra na forma de ondas eletromagnéticas. Somente uma pequena parte dessas ondas alcança a superfície da Terra e somente cerca de 1% do espectro eletromagnético total pode ser detectado pelo olho humano. Essa parte visível do espectro, que contém todas as cores do arco-íris, do violeta(com o menor comprimento de onda) ao vermelho(com o maior comprimento de onda), é uma chave muito importante para o funcionamento e a evolução humanos. Nossas vidas, saúde e bem-estar dependem verdadeiramente do sol.