sexta-feira, 12 de novembro de 2010

ailson blog: Relaxamento X Estresse

ailson blog: Relaxamento X Estresse

Relaxamento X Estresse


No estresse a glândula pituitária (hipófise)  produz um hormônio chamado adrenocorticotrófico (acth), que ativa os esteróides da adrenalina, organizando o corpo e o cérebro para lidarem com uma emergência desconhecida ou imprevista. Em experiências de laboratório, verificou-se que o hormônio em questão estimula a produção de novas proteínas no fígado e no cérebro que são úteis à aprendizagem e à memória. Ao receber ACTH, os animais desenvolveram milhões de novos elos entre os neurônios (células do pensamento). Esses elos dão possibilidade para o cérebro processar informações. O estresse de lidar com situações desconhecidas e torná-las conhecidas e previsíveis é bom para o desenvolvimento cerebral de nossas crianças. Essa é uma parte do ciclo que favorece a aprendizagem. Sem o seu oposto, o relaxamento, o estresse pode levar a um excesso de estimulação, à exaustão e ao choque. Quando há sucessão de estresse, sem uma quantidade igual de relaxamento, o corpo pode se fechar aos estímulos sensórios, e o processo de aprender fica comprometido. Nesse caso a massagem infantil pode entrar em cena para proporcionar experiências relaxantes, através de técnicas com resposta condicionada como às desenvolvidas para o parto Lamaze e outras.  
O método de Lamaze foi desenvolvido pelo obstetra francês Fernand Lamaze como uma alternativa à intervenção médica durante o parto. O objetivo do método de Lamaze é manter a mãe relaxada e focalizada na respiração. Fonte: Wikipedia. Parto sem dor: http://www.partosemdor.com.br/portugues/partopsico_drlamaze.php
Podemos ensinar as criancinhas a relaxar seus pequenos corpos em face ao estresse. A capacidade de relaxar conscientemente é uma vantagem quando lidamos com as pressões que envolvem o ato de crescer na sociedade moderna. Se for adquirida cedo na vida, a resposta do relaxamento torna-se parte dos sistemas naturais do organismo de nossos filhos, tal como os anticorpos que os protegem de infecções.

________________________________________________________________
Dicas de saúde

Existem muitas orientações e recomendações para resolver o strass, depende de cada caso. 


Particularmente gosto de duas dicas;
Musicoterapia: Aproveite os momentos em que se encontre preso em um engarrafamento no trânsito para ouvir músicas relaxantes. Ou em casa, deixe tocar músicas que promovam um bem estar em seus ouvidos, pois tudo que incorporamos com prazer e satisfação pelos nossos sentidos, certamente nos farão muito bem. É excelente a música de Bach. A flauta reproduz as vibrações mais altas que existem.
 Cultive uma crença: Não importa que religião você pertença, que crença tenha, o importante é ter fé em alguma coisa, acredite que está sempre amparado, principalmente nos momentos mais difíceis. Entenda que o universo em sua sabedoria apenas lhe proporciona situações de crescimento e desafio para que possa ter uma vida mais plena e madura. 

________________________________________________________________


Terapias Alternativas complementares
·          
Aromatizar o ambiente com óleo essencial de lavanda ou massagear a base dos pés com duas gotas de óleo de Mangerona são dicas para ter uma boa noite de sono. 
Acrescente cinco gotas de óleo essencial de cedro, três gotas de óleo essencial de alecrim e três gotas de óleo essencial de palmarosa a dois litros de água. O resultado é um dedetizador caseiro natural capaz de proporcionar relaxamento e bem estar.
Para maiores informações sobre a postagem ou orientações sobre terapias alternativas entrar em contato