sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Introdução
















Que Deus nos ilumine para tratarmos com respeito e dignidade a todos.











Como tentarei fazer do bom humor uma das características do blog, começo "falando"como a deputada Rita Camata em seu discurso de posse na câmara legislativa federal: "sinto a alegria (emoção) dos neófitos ao escrever essas primeiras palavras nesse blog".










Os assuntos serão basicamente três:



Textos de utilidade pública em geral.
Divulgação de trabalho pessoal.
Terapias alternativas.




























"A D V E R T Ê N C I A"



























Quando uma "idéia" se apresenta ao mundo é encarada de forma diferente pelas mais diversas pessoas.










Algumas se apoderam avidamente de qualquer novo esforço filosófico, procurando ver em que proporção ele serve de apoio às suas próprias idéias. Para essas a filosofia em si mesma é de pouca valia. Terá valor se reforçar as suas idéias. Se a obra os satisfizer a esse respeito, adotá-la-ão entusiasticamente, a ela aderindo com o mais desarrazoado partidarismo. Caso contrário, afastarão o "livro", aborrecidos e desapontados como se o autor os tivesse ofendido pessoalmente.







Outras adotam uma atitude cética tão logo descobrem que a obra contém alguma coisa a cujo respeito nada leram nem ouviram anteriormente, ou sobre a qual ainda não lhes ocorrera pensar. E provavelmente repelirão como extremamente injustificável a acusação de que sua atitude mental é o cúmulo da auto-satisfação e da intolerância. Contudo, tal é o caso, e desse modo fecham suas mentes à verdade que evetualmente possa estar contido naquilo que rejeitam de imediato.






Ambas as classes mantêm-se na sua própria luz. Suas idéias pré-estabelecidas os tornam invulneráveis aos raios da verdade. A tal respeito "uma criança" é precisamente o oposto dos adultos, pois não está imbuída do sentimento dominador de superioridade, nem inclinada a tomar aparência de sábio ou ocultar, sob um sorriso ou um gracejo, sua ignorância em qualquer assunto. É ignorante com franqueza, não tem opiniões preconcebidas nem julga antecipadamente, portanto é eminentemente ensinável. Encara todas as coisas com essa formosa atitude de confiança a que denominamos "fé infantil", na qual não existe sombra de dúvida, conservando os ensinamentos que recebe até comprovar-lhes a certeza ou o erro.





Não se pede que o discípulo admita de imediato ser negro determinado objeto que ele observou ser branco, ainda que se lhe afirme. Pede-se-lhe sim que cultive uma atitude mental suscetível de "admitir todas as coisas" como possíveis. Isto lhe permitirá pôr de lado momentaneamente até mesmo aquilo que geralmente se considera um "fato estabelecido", e investigar se existe algum outro ponto de vista até então não notado sob o qual o objeto em referência possa parecer negro. Certamente ele nada considerará como fato estabelecido, porque compreenderá perfeitamente quanto é importante manter a sua mente no estado fluídico de adaptabilidade que caracteriza a criança. Compreenderá com todas as fibras do seu ser que "agora vemos como em espelho, obscuramente" e, como Ájax (personagem da mitologia grega), estará sempre alerta, anelando por "Lus, mais luz".


A grande vantagem dessa atitude mental quando se investiga determinado assunto, idéia ou objeto, é evidente. Afirmações que parecem positivas e inequivocamente contraditórias, e que causam indeterminadas discussões entre os respectivos partidários, podem não obstante conciliar-se. ...Só a mente aberta descobre o vínculo da concordância....


Há mais uma razão para que se tenha muito cuidado ao emitir um juízo: muitas pessoas têm suma dificuldade em retratar-se de qualquer opinião prematuramente expressa. Portanto, pede-se ao leitor que suspenda suas opiniões, de elogio ou de crítica, até que o estudo razoável da obra convença do seu mérito ou demérito. ( texto retirado do livro: conceito rosacruz do cosmos de Max Heindel).

É claro que este blog não tem a mesma importancia e seriedade do livro citado e não sou rosacruz, mas algumas partes deste serão desconhecidas para a maioria dos leitores por isso coloquei o texto. Espero ter um crédito de confiança.